Balanço de Gestão 2022 - 2024
- SBEE
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de abr.

A diretoria da SBEE (gestão 2022-2024), eleita durante o XIV simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, realizado em Cáceres, teve o desafio de retomar os trabalhos de articulação da nossa sociedade em um contexto de reconstrução das políticas públicas voltadas aos povos e comunidades tradicionais do Brasil. Buscamos ao longo da gestão, avançar no fortalecimento do diálogo e alianças entre a SBEE e as organizações e movimentos dos povos e comunidades tradicionais, destacando as implicações políticas e sociais das pesquisas em Etnobiologia e etnoecologia.
Nesse sentido, iniciamos a realização de eventos virtuais voltados a promoção e divulgação de temas fundamentais ao fazer das etnociências. Também vale destacar a busca por uma melhor comunicação com os/as associados/os e a sociedade em geral, por meio da atualização do site e movimentação das redes sociais da SBEE. Além disso, foi constituída uma comissão de comunicação que, a despeito dos desafios, avançou no sentido de planejar as estratégias e ações numa temática central para os objetivos de nossa sociedade científica.
Outro aspecto relevante da gestão foi a maior aproximação e participação de lideranças de povos e comunidades tradicionais que atuam, em diversos contextos, no debate sobre as pesquisas e políticas públicas relacionas à salvaguarda dos saberes tradicionais associados à biodiversidade. Temos nos aproximado, por exemplo da Câmara Técnica dos Guardiões e Guardiãs da Biodiversidade, vinculada ao CGEN (Conselho de Gestão do Patrimônio Genético), um espaço fundamental de debate de repartição de benefícios pelo acesso à biodiversidade e conhecimentos tradicionais associados.
Alguns desafios segue a SBEE, particularmente a desenvolvimento campanhas permentes de filiação e comunicação com os associados, além da instituição de um processo participativo e coletivo de revisão e atualização de nosso estatuto.
Por fim, em apoio à comissão organizadora do XV Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, realizamos um evento marcado pelo protagonismo dos povos e comunidades tradicionais, indicamos caminhos para atuação das etnociências em um cenário de aprofundamento das crises ambientais e reconstrução de um projeto popular de um país justo e diverso.
Aproximando-se os 30 anos de fundação da SBEE, cremos ser o momento de olharmos para passos dados e, em aliança com povos comunidades tradicionais, construir caminhos para uma prática etnobiológica e etnoecológica orientada para uma ciência em defesa da vida, em toda sua diversidade.
Atenciosamente,
Diretoria da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (Gestão 2022-2024)
Texto por: Emmanuel Almada
Comments