top of page
Buscar
  • Foto do escritorSBEE

Convite número especial Ethnoscientia: Olhares femininos na Etnobiologia


Editoras: Rebeca Mascarenhas Fonseca Barreto, Taline Cristina da Silva

Convidadas: Natalia Hanazaki, Patrícia Muniz de Medeiros e Viviane Stern Fonseca-Kruel.

As dificuldades enfrentadas por mulheres no universo acadêmico, na carreira enquanto cientistas, na gestão de recursos naturais ou na salvaguarda do conhecimento sobre a biodiversidade são expressas pelos vieses de gênero na pesquisa etnobiológica e em diferentes áreas do conhecimento, considerando a persistência histórica de uma lógica que privilegia os homens em diversas atividades. A fim de levantar discussões sobre essa temática e com o objetivo central de valorizar o trabalho de mulheres na etnobiologia e na salvaguarda do conhecimento tradicional na América Latina, a Revista Ethnoscientia lançará um número especial intitulado: “Olhares femininos na Etnobiologia”. Nesta edição especial pretendemos contemplar trabalhos que versem sobre o histórico da participação feminina na pesquisa etnobiológica e suas respectivas contribuições, trabalhos sobre vieses de gênero em relação ao conhecimento e uso de recursos naturais, bem como trabalhos que tragam uma reflexão sobre as dificuldades e/ou potencialidades femininas na etnobiologia por pesquisadoras e pesquisadas. Serão aceitos para avaliação trabalhos cujas primeiras e últimas autoras sejam mulheres. Os trabalhos podem ser submetidos em diferentes formatos, de acordo com as sessões indicadas na revista como: artigos pesquisa, artigos de revisão, cartas, comunicações breves, entrevistas, entre outros.

O calendário de convocatória proposto para esse número especial é:

  1. Propostas de manuscritos com títulos provisórios e resumo de 200 palavras até 15 de janeiro de 2020;

  2. Seleção das propostas enviadas até 31 de janeiro de 2020;

(c) Textos completos submetidos até 31 de maio de 2020 (através da plataforma online da revista, disponível em <http://www.ethnoscientia.com/>;

(d) publicação prevista para outubro de 2020, com lançamento durante o XVII Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.

As propostas de manuscritos com títulos provisórios e resumo devem ser submetidas ao e-mail de Rebeca Barreto rebeca.mfbarreto@univasf.edu.br detalhando no assunto “Edição Especial Ethnoscientia Olhares Femininos + titulo curto do manuscrito”. O arquivo do resumo deve ser em formato Word, Fonte Arial 12, espaçamento entre linhas 1,5 e o texto corrido em um parágrafo com no máximo 200 palavras.

Os manuscritos das propostas selecionadas de títulos provisórios e resumo para esse número especial deverão ser submetidos ao processo editorial seguindo o fluxo normal da Ethnoscientia <http://www.ethnoscientia.com/> e serão submetidos ao processo padrão de revisão por pares. Ao enviar manuscritos, indique em sua carta de apresentação sua intenção de publicar o manuscrito nesta edição especial.

Por favor, entre em contato com Rebeca Barreto (rebeca.mfbarreto@univasf.edu.br) ou diretamente com a revista através do e-mail contato@ethnoscientia.com se você necessita de informações adicionais.

Os manuscritos serão publicados assim que aceitos no modo de impressão antecipada e serão incluídos na edição especial no momento apropriado.

A revista Ethnoscientia é uma publicação da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE). Sua criação foi determinada durante a reunião ordinária realizada no XI Simpósio Nacional de Etnobiologia e Etnoecologia em Montes Claros, Minas Gerais, em novembro de 2014. A criação da revista havia sido discutida dentro da sociedade que, próxima de seus 20 anos (1997-2016), decidiu que era o momento de avançar nesta proposta. A Ethnoscientia defende uma ciência inclusiva e democrática estimulando a divulgação de trabalhos nas diferentes áreas das etnociências e a interação entre diversos grupos de pessoas, buscando valorizar as relações entre as diferentes populações e o meio-ambiente.

Fazem parte de seu Conselho Editorial pesquisadores reconhecidos das diferentes áreas das etnociências em de todo o território nacional.

Esperamos ansiosamente sua opinião e esperamos que você, suas colaboradoras e suas alunas e alunos contribuam para esse número especial da Ethnoscientia.

Rebeca Barreto & Taline Cristina da Silva

Editoras Edicao Especial Olhares femininos na Etnobiologia

179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page