top of page
Buscar
  • Foto do escritorSBEE

Sociedades Científicas do Brasil e América Latina e FIOCRUZ convidam para publicação de Dossiê em Te


A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), com o objetivo de divulgação e disseminação de conhecimentos científicos e acadêmicos, torna público o presente edital para chamada de manuscritos sobre “Agroecologia, Saúde Coletiva e Ambiente em tempo de Pandemia da Covid-19” a ser publicado na Revista Brasileira de Agroecologia (RBA).

Esta chamada possui a parceria internacional da Sociedade Latino Americana de Agroecologia (SOCLA), Sociedade Latino Americana de Etnobiologia (SOLAE) e da Sociedade Argentina de Agroecologia (SAAE).

A presente chamada tem como objetivo mobilizar contribuições em forma de artigos de pesquisa, ensaios teóricos, revisões, notas críticas e resenhas de livro em torno do dossiê intitulado “Agroecologia, Saúde Coletiva e Ambiente em tempo de pandemia da Covid-19”. A ideia central é trazer luz, a partir de diferentes abordagens e experiências interdisciplinares, acerca dos impactos da pandemia sobre os mais diversificados grupos sociais brasileiros e latino-americanos, sobretudo povos e comunidades tradicionais (Decreto 6040/2007), povos indígenas, camponesas e camponeses, pescadoras e pescadores artesanais, quilombolas, agricultoras e agricultores familiares, entre outros, e seus territórios. São encorajados escritos que busquem abordar propostas concretas e praticas de como a pandemia vem dinamizando as múltiplas estratégias de sobrevivência e proteção à saúde individual e coletiva desses grupos sociais. Discussões em torno dos impactos da pandemia sobre os assentamentos rurais, unidades de conservação da natureza, territórios quilombolas, terras indígenas, grupos de mulheres e demais territórios de uso comum e seus sistemas integrados de produção, bem como os diferentes mecanismos de mitigação empreendidos pelos Estados brasileiro e latino-americanos e outras Instituições, serão de grande interesse.

Manuscritos sobre os diferentes ensinamentos deixados nesta situação de pandemia e de que maneira a Agreocologia e a Saúde Coletiva podem colaborar para um mundo pós coronavírus. De forma que, tais reflexões, evidenciem as vulnerabilidades deste sistema alimentar industrial “moderno” e hegemônico que destrói e/ou suprime habitats expondo fauna e flora a uma situação limite. Do mesmo modo, espera-se também deste Dossiê uma contribuição crítica e contundente à ciência clássica, uma vez que esta apresenta uma limitação real de prever e, sobretudo, conduzir as incertezas deste modelo e assim refazer um plano de enfrentamento às crises. Nesta linha, evidenciar a importância da construção do conhecimento pautado em uma ciência cidadã que considere o papel dos sujeitos e das sujeitas nos seus territórios, bem como que reconheça a natureza também como sujeita de direitos.

Experiências oriundas dos mais diferentes campos do conhecimento (Ciências Ambientais, Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde, e demais campos) que vislumbrem o diálogo entre a Saúde Coletiva, Ambiente e Agroecologia em conexão com a pandemia serão estimuladas e muito bem-vindas.

O recebimento de manuscritos será até 22/06/2020.

Participam desta Chamada as seguintes Entidades:

Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia)

Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)

Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE)

Sociedade Argentina de Agroecologia (SAAE)

Sociedade Latino Americana de Agroecologia (SOCLA)

Sociedade Latino Americana de Etnobiologia (SOLAE)

Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ)

A chamada completa com os detalhes para submissão dos manuscritos encontram-se abaixo

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page