top of page

EVENTOS

 

A Sociedade Brasileira de Etnobiologia organiza a cada dois anos eventos nacionais, além de eventos regionais periódicos e contribui com a realização de outros eventos nacionais e internacionais.

Últimos Eventos 

Group_27-removebg-preview.png
21743844_340913209702756_7925108307217749164_o.jpg
x sbee.jpg

XIII Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Julho de 2022

Atualizado com o nome de Congresso, o evento ocorreu no município de Cáceres, no estado do Mato Grosso do Sul. Organizado pela Unemat, contou com mais de 500 inscritos, após ser adiado por mais de dois anos, devido a pandemia do coronavírus.

XII Simpósio Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia

Agosto de 2018, Belém do Pará

Marcando os 30 anos da carta de Belém e da fundação da sociedade internacional de Etnobiologia, foi organizado pela UFPA e pelo Museu Paraenses Emílio Goeldi, entre os dias 7 e 10 de agosto de 2018, no Hangar, em Belém do Pará. Contou com mais de 5 mil participantes, de mais de 40 países, e muitos representantes de povos e comunidades tradicionais. No evento foi escrito uma nova carta de Belem, atualizada dentro das novas realidades. 

XI Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Novembro de 2016, Feira de Santana, Bahia

(Anais do evento)

Um total de 426 pessoas participou do XI Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia e do I Festival de Sementes Crioulas da Bahia, eventos realizados na cidade de Feira de Santana, Bahia, no período de 22 a 26 de novembro de 2016. Dentre os destaques desta edição do Simpósio da SBEE, estão a participação de um número considerável de participantes que apresentaram trabalhos em três categorias (vídeos curtos, apresentações orais e na forma de pôster), a publicação online dos Anais com ISBN, a participação significativa de representantes de comunidades tradicionais, e o lançamento do livro “Quando pensa que não”.

X Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Novembro de 2014, Montes Claros, Minas Gerais

(Anais do evento)

IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Novembro de 2012, Florianópolis, Santa Catarina

(Anais do evento)

VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Novembro de 2010, Recife, Pernambuco

O VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia foi sediado em Recife, no mês de novembro de 2010, tendo como tema central . Contou com um total de 759 pessoas inscritas, incluindo brasileiros e estrangeiros que prestigiaram este nobre espaço de discussão e crescimento científico. O número de resumos submetidos foi bastante expressivo, 526 ao todo. Neste VIII SBEE foi realizada a primeira edição do “Prêmio SBEE de Fotografia” e o “I Encontro de Professores de Etnobiologia e Etnoecologia”.

VII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Dezembro de 2008, Belém, Pará

O VII Simpósio Brasileiro da SBEE ocorreu em Belém (PA), em dezembro de 2008, ano em que foram comemorados os 20 anos da I Conferência Internacional de Etnobiologia. Com o tema Diálogo entre saberes para o desenvolvimento e a conservação, este simpósio deu continuidade às atividades bianuais promovidas pela SBEE em nível nacional, buscando estreitar o diálogo entre pesquisadores e povos indígenas/ comunidades locais; promover e melhorar o diálogo entre os diferentes campos de pesquisa e ação e contribuir para uma melhor gestão e conservação dos recursos naturais e do patrimônio cultural.

VI Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Outubro/Novembro de 2006, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Com o tema Etnobiologia e Compromisso Socioambiental, aconteceu em Porto Alegre, RS, o VI Simpósio Brasileiro da SBEE. Além da programação científica do Simpósio, aconteceram também a exposição fotográfica "Olhares sobre os saberes, fazeres e manejo da biodiversidade"; o ciclo de filmes "Olhares sobre os saberes, fazeres e manejo da biodiversi-dade"; e o prêmio Darrell Posey e a Feira Expressões do Brasil.

V Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Dezembro de 2004, Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

Diversidade de Saberes e práticas foi o tema do V Simpósio, que aconteceu na cidade de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, contando também com a segunda edição do prêmio Darrell Posey.

IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Fevereiro/Março de 2002, Recife, Pernambuco

Recife sediou o IV Simpósio, com o tema O ser humano no ecossistema: conciliando o conhecimento tradicional com o uso sustentável da biodiversi-dade.Em homenagem à grande contribuição de Darrell Posey, aconteceu a primeira edição da premiação dos melhores trabalhos de graduação e mestrado em etnobiologia e etnoecologia.

III Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Julho de 2000, Piracicaba, São Paulo

No frio de julho e nas antigas e belas instalações do Engenho Central de Piracicaba aconteceu o terceiro encontro da SBEE, com o tema Criando pontes entre as ciências tradicionais e as ciências convencionais: Desafios para o próximo milênio.

II Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Julho de 1998, São Carlos, São Paulo

Apesar de bastante "jovem" a SBEE já promoveu seu II Simpósio, realizado em julho de 1998 na Universidade Federal de São Carlos/São Paulo. Durante o evento foi eleita a nova Diretoria para o biênio 1998-2000.Preservação da Diversidade Biológica e Cultural

I Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

Março de 1996, Feira de Santana, Bahia

Durante o I Simpósio de Etnobiologia e Etnoecologia realizado em março de 1996 na Universidade Estadual de Feira de Santana/Bahia, foi fundada a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia - SBEE. Na ocasião, profissionais reafirmaram a importância que as disciplinas que congregam a SBEE concorrem para que o Brasil adote modelos de desenvolvimento que respeitem tanto os povos quanto o seu meio ambiente.

bottom of page