top of page

EDITORA

Fundada em 2017, a Editora da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia tem como finalidade promover a publicação e a divulgação de obras técnico-científicas relacionadas à Etnobiologia, Etnoecologia e áreas afins produzidas por pesquisadores, extensionistas, educadores, representantes de movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais. Todas as obras devem ser avaliadas e aprovadas para publicação pelo conselho editorial e são disponibilizadas gratuitamente em versão digital. 

 

A editora é composta por Conselho Editorial, Conselho Científico e Diretoria Executiva.

 

Para mais informações envie e-mail para contato@etnobiologia.orgeditorasbee@gmail.com

 

Veja mais no Guia do Autor, Manual do Autor, Regimento da Editora e Conselho da Editora

Obras publicadas pela Editora da SBEE

Uma aventura pela Mata de Araucárias, é uma dedicatória aos povos tradicionais e comunidades rurais do interior do Brasil que usam e manejam os recursos da Floresta de Araucária. Ela resgata de maneira bastante simples um pouco do universo dos saberes, sabores, prazeres e dores de povos que se identificam e se transformam conjuntamente com a paisagem característica das araucárias.

 

Palavras-chave: Conhecimento Tradicional; Etnoecologia; Floresta de Araucárias; Pinhão; Unidades de Conservação Acesse aqui.

Roça Grande: diversidade biocultural das cidades, organizado por Emmanuel Duarte Almada, reúne contribuições diversas que buscam pensar as cidades e a urbanização tendo como chave de leitura a diversidade biocultural. Os capítulos apresentam a diversidade de modos de vida e saberes tradicionais que produzem as paisagens urbanas, habitadas por ciganos, carroceiros, quilombos, quintais, raizeiras, benzedeiras, terreiros e uma multidão de seres e espécies mais que humanas. "Roça Grande" toma emprestado um termo utilizado pela população de Belo Horizonte para se referir de forma pejorativa à capital mineira, afirmando que o rural não é um resíduo de ua urbanização não acabada, mas a possibilidade de uma cidade solidária, justa e diversa.

 

Palavras-chave: Urbanização, Periferias, Justiça Ambiental, Ecologia Política. Acesse aqui.

Uso de las Palmas en Latinomaérica 

Palavras-chave: Palmeiras, América Larina, Comunidades Tradicionais. Acesse aqui.

WhatsApp Image 2022-03-24 at 21.56.57.jpeg

O III Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí objetivou promover conteúdo de qualidade, bem como a aproximação entre professores, pesquisadores e estudantes de biologia em tempos de pandemia para um debate saudável acerca dos saberes tradicionais, promovendo assim o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes, críticos e perceptivos quanto as questões ambientais. O evento foi realizado durante quatro dias:  22 a 25 de junho de 2021. Contamos com a participação de 1.200 inscritos. As palestras foram transmitidas ao vivo no Canal Ciências Biológicas – UESPI Corrente, utilizando a plataforma You tube. Os resultados apontam para uma maior aprendizagem sobre os temas relacionados à Etnobiologia como parte da formação continuada do educando na academia, promovendo a integração entre os discentes dos diversos cursos de Biologia da UESPI com a comunidade externa, além de apresentar várias possíveis temáticas para os trabalhos de pesquisa que possam ser desenvolvidos na instituição.

Palavras-chave: Saber popular; Comunidades tradicionais; Meio ambiente. Acesse aqui.

WhatsApp Image 2021-09-08 at 11.31.57.jpeg

Diversidade biocultural na escola - reflexões e práticas para professoras e professores” é uma obra escrita a muitas mãos, fruto de reflexões e discussões que emanam das trajetórias e vivências de pesquisa de integrantes do Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica (ECOHE/UFSC). Tais reflexões trazem para um primeiro plano a importância dos saberes, conhecimentos, práticas e perspectivas de povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e locais. Esperamos que este material de apoio para professores e professoras do Ensino Fundamental contribua também como um incentivo para que a ciência seja discutida e vivenciada de forma profunda com as crianças e os adolescentes, e que possibilite a formação de sujeitos críticos e com potencial transformador. Acesse aqui.

WhatsApp Image 2020-11-20 at 22.35.21.jp

O livro Resumos e Memórias do II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí: Valorizando os Recursos Naturais: Ética, Pesquisa e Conservação, organizado por Jesus Rodrigues Lemos, Maria Helena Alves, Maria Gracelia Paiva Nascimento e Jorge Izaquiel Alves de Siqueira, é resultado do II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí, realizado em Parnaíba, em junho de 2019. O livro busca divulgar as pesquisas regionais e locais de Etnobiologia e Etnoecologia entre estudantes e pesquisadores do Piauí; promover a criação de parcerias estratégicas e grupos de pesquisa; fortalecer a produção científica em Etnobiologia no Estado; despertar o interesse de jovens estudantes de graduação em desenvolver pesquisas etnobiológicas em âmbito local ou em outras partes do Nordeste brasileiro, e, sobretudo, socializar e discutir, com membros de comunidades tradicionais da região norte do Estado, seus saberes culturais regionais e contribuir, em última instância, com uma melhor qualidade de vida aliada à sustentabilidade dos recursos naturais onde estas comunidades vivem. Acesse aqui.

WhatsApp Image 2020-08-12 at 11.42.50.jp

O Livro Povos Tradicionais do Cerrado e Sustentabilidade, organizado pelos pesquisadores Arthur Bispo, Carlos Bianchi, Katia Kopp, Lorena Dall’Ara Guimarães e Shayana de Jesus, é resultado do

I Simpósio do Centro-Oeste de Etnobiologia e Etnoecologia realizado em Goiânia, GO, em agosto de 2019. Organizado pelo Laboratório de Etnobiologia e Biodiversidade da Universidade Federal de Goiás, em colaboração com a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, o livro busca entender e contextualizar a sociobiodiversidade do Cerrado, retratando as dificuldades enfrentadas pelas comunidades no uso dos recursos e na manutenção de seus conhecimentos e modos de vida, visando sua valorização. Acesse aqui.

WhatsApp Image 2020-07-27 at 09.13.27.jp

Livro: Pimentas Capsicum L. no Brasil: notas sobre botânica, história, concepções indígenas e folclore (2020)

Em Português

Autores: André Luís Cote Roman, Lin Chau Ming, Maria das Graças Pires Soblayrolles

Acesse aqui

Moreno y Cienfuegos 2019.jpg

El libro Usos tradicionales y aplicaciones actuales de algunos insectos y otros artrópodos con fines medicinales em México se presenta un análisis taxonómico de 107 artrópodos pertenecientes a las Clases: Aracnidae, Diplopoda, Malacostraca e Insecta, de ellas 101 pertenecen al grupo de los insectos, utilizados en la medicina tradicional y actual mexicana, para cada especie se reporta: nombre científico, sinónimos, nombre común, antecedentes, padecimientos o enfermedades tratadas , localidades registradas, forma de preparación y uso, aplicaciones actuales como nutracéuticos o en la preparación de medicamentos homeopáticos, productos derivados de ellos y los principios activos que poseen, asimismo se señalan las enfermedades en las cuales se usan, relativas a los aparatos circulatorio, digestivo, reproductor y respiratorio, a los sistemas: inmunológico, linfático y nervioso, neuromuscular, óseo y renal, así como a los órganos de los sentidos oídos y ojos y a enfermedades dermatológicas. Acesse aqui.

Livro de Anais e Memórias do IX Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia & do I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí, ocorrido em Teresina no Piauí em (2017). 

Acesse aqui.

O livro Plantando Sonhos - Experiências em Agroecologia no Estado de São Paulo, reúne experiências de trabalhos realizados dentro do âmbito do projeto Centro Vocacional e Tecnológico em Agroecologia e Horticultura Orgânica (CVT) do estado de São Paulo. São 34 capítulos descrevendo atividades relacionados a questões técnicas e de pesquisa, extensão rural e universitária, articulação e comunicação, economia solidária e comércio justo e processos educativos e agroecologia. Acesse aqui.

bottom of page