EDITORA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA

            Fundada em 2017, a Editora da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia tem como finalidade promover a publicação e a divulgação de obras técnico-científicas relacionadas à Etnobiologia, Etnoecologia e áreas afins produzidas por pesquisadores, extensionistas, educadores, representantes de movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais.

            Todas as obras devem ser avaliadas e aprovadas para publicação pelo conselho editorial e são disponibilizadas gratuitamente em versão digital. Para terem suas obras avaliadas é necessário que os autores estejam associados a SBEE.

            A editora é composta por Conselho Editorial, Conselho Científico e Diretoria Executiva.

            Para mais informações envie e-mail para contato@etnobiologia.org, contato@ethnoscientia.com e tmotam@yahoo.com.br

 

Veja mais no Guia do Autor, Manual do Autor, Regimento da Editora e Conselho da Editora

Obras publicadas pela Editora da SBEE

WhatsApp Image 2020-11-20 at 22.35.21.jp

O livro Resumos e Memórias do II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí: Valorizando os Recursos Naturais: Ética, Pesquisa e Conservação, organizado por Jesus Rodrigues Lemos, Maria Helena Alves, Maria Gracelia Paiva Nascimento e Jorge Izaquiel Alves de Siqueira, é resultado do II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí, realizado em Parnaíba, em junho de 2019. O livro busca divulgar as pesquisas regionais e locais de Etnobiologia e Etnoecologia entre estudantes e pesquisadores do Piauí; promover a criação de parcerias estratégicas e grupos de pesquisa; fortalecer a produção científica em Etnobiologia no Estado; despertar o interesse de jovens estudantes de graduação em desenvolver pesquisas etnobiológicas em âmbito local ou em outras partes do Nordeste brasileiro, e, sobretudo, socializar e discutir, com membros de comunidades tradicionais da região norte do Estado, seus saberes culturais regionais e contribuir, em última instância, com uma melhor qualidade de vida aliada à sustentabilidade dos recursos naturais onde estas comunidades vivem (link).

WhatsApp Image 2020-08-12 at 11.42.50.jp

O Livro Povos Tradicionais do Cerrado e Sustentabilidade, organizado pelos pesquisadores Arthur Bispo, Carlos Bianchi, Katia Kopp, Lorena Dall’Ara Guimarães e Shayana de Jesus, é resultado do I Simpósio do Centro-Oeste de Etnobiologia e Etnoecologia realizado em Goiânia, GO, em agosto de 2019. Organizado pelo Laboratório de Etnobiologia e Biodiversidade da Universidade Federal de Goiás, em colaboração com a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, o livro busca entender e contextualizar a sociobiodiversidade do Cerrado, retratando as dificuldades enfrentadas pelas comunidades no uso dos recursos e na manutenção de seus conhecimentos e modos de vida, visando sua valorização. (Link)

WhatsApp Image 2020-07-27 at 09.13.27.jp

Livro: Pimentas Capsicum L. no Brasil: notas sobre botânica, história, concepções indígenas e folclore (2020)

Em Português

Autores: André Luís Cote Roman, Lin Chau Ming, Maria das Graças Pires Soblayrolles

Acesso gratuito

Moreno y Cienfuegos 2019.jpg

Livro: Usos tradicionales y aplicaciones actuales de algunos insectos y otros artrópodos con fines medicinales em México (2019)

Em espanhol

Autores: Dr. José Manoel Pino Moreno e Biol. Edna Cassarello Cienfuegos

Se presenta un análisis taxonómico de 107 artrópodos pertenecientes a las
Clases: Aracnidae, Diplopoda, Malacostraca e Insecta, de ellas 101 pertenecen
al grupo de los insectos, utilizados en la medicina tradicional y actual mexicana,
para cada especie se reporta: nombre científico, sinónimos, nombre común,
antecedentes, padecimientos o enfermedades tratadas , localidades registradas ,
forma de preparación y uso, aplicaciones actuales como nutracéuticos o en la
preparación de medicamentos homeopáticos, productos derivados de ellos y los
principios activos que poseen, asimismo se señalan las enfermedades en las
cuales se usan, relativas a los aparatos circulatorio, digestivo, reproductor y
respiratorio, a los sistemas: inmunológico, linfático y nervioso, neuromuscular,
óseo y renal, así como a los órganos de los sentidos oídos y ojos y a
enfermedades dermatológicas.

Acesso gratuito

Livro de Anais e Memórias do IX Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia & do I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí, ocorrido em Teresina no Piauí em (2017).

Acesso gratuito

O livro reune experiências de trabalhos realizados dentro do âmbito do projeto Centro Vocacional e Tecnológico em Agroecologia e Horticultura Orgânica (CVT) do estado de São Paulo. São 34 capítulos descrevendo atividades relacionados a questões técnicas e de pesquisa, extensão rural e universitária, articulação e comunicação, economia solidária e comércio justo e processos educativos e agroecologia.

Acesso gratuito

Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia 2020