Buscar
  • Admin

Chamada para capítulo de Livro: Embrapa + ABA: Agroecologia e Povos Tradicionais na América Latina e


Prezados e Prezadas, > > Boa noite, > Enviamos em anexo chamada para publicação de texto/capítulo de livro para o volume Agroecologia e Povos Tradicionais na América Latina e Caribe, que está sendo organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). > Solicitamos a gentileza de divulgar em vossas redes esta chamada. > > Atenciosamente, > > Flávio Barros (Brasil) > Marcela Petrantonio (Argentina) > Narciso Barrera-Bassols (México) > Rumi Kubo (Brasil)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Associação Brasileira de Agroecologia – ABA

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULO DE LIVRO “Agroecologia e Povos Tradicionais na América Latina e Caribe” A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) se uniram para elaborar a Coleção Transição Agroecológica, que será composta de 10 volumes. Com efeito, convidamos o público para participar do volume intitulado “Agroecologia e Povos Tradicionais na América Latina e Caribe”. O livro será publicado sem nenhum custo para os/as autores/as. A seguir uma breve ementa do volume especial: Em pleno curso do século XXI, a proposição de um volume com foco na temática “Agroecologia e Povos Tradicionais na América Latina e Caribe” é de enorme relevância. Não se pode negar a diversidade de experiências agroecológicas que envolvem dimensões sociais, políticas, econômicas, produtivas, ambientais, culturais, religiosas e jurídicas que se vincula aos mais de 800 povos indígenas, campesinos, quilombolas, agricultores familiares e vários grupos sociais que habitam o mundo rural do continente. Com efeito, esses atores sociais são detentores de experiências incontestes de proteção aos seus patrimônios alimentares tradicionais, identidades e territorialidades, manejando, domesticando plantas e animais que se tornaram fundamentais ao bem viver das comunidades. A relação harmoniosa com a natureza e a conexão com o cosmos se configuram como princípios na construção das soberanias desses povos que, nos últimos anos, vêm enfrentando ameaças frente às políticas hegemônicas e imperialistas de produção alimentar ao redor do mundo; além dos mega projetos neoliberais de desenvolvimento que igualmente afetam os territórios tradicionais. As resistências aos modelos de “agricultura moderna”, as lutas políticas por direitos e ainda, a incomensurável agrobiodiversidade presente na região, colocam a América Latina e Caribe em posição importante; daí nasce a urgência da reflexão. O volume mobilizará textos que agreguem resultados de pesquisa e experiências que abordem a soberania e segurança alimentar, conhecimento tradicional, economia, memória, conflitos sociais, associativismo e cooperativismo, manejo e domesticação de paisagens culturais, extrativismo, patrimônios, diversidade agrícola, dentre outros temas que estejam fortemente ancorados às categorias agroecologia e povos tradicionais. Por fim, o volume deve, sobretudo, suscitar a problematização e ressemantização de conceitos trabalhados no campo da agroecologia, assim como as metodologias e situações empíricas oriundos dos diferentes territórios e atores sociais.

Normas: Enviar resumo simples com cerca de 300 palavras, relatando o que pretende desenvolver no capítulo, como tema, objetivo, metodologia utilizada, principais resultados e até 5 palavras-chave. Após envio dos resumos, os editores deste volume irão selecionar as propostas cujos textos irão compor a obra. Os textos deverão ser redigidos em português ou espanhol e conter até 25 laudas, incluindo referências bibliográficas e figuras. As contribuições devem ser enviadas para o seguinte email: agroecologia.povostradicionais@gmail.com. Ao enviar o email, os proponentes devem identificar o assunto da mensagem e o arquivo da seguinte forma: POVOSTRADICIONAIS_CTA_Noemi_Porro. Povos tradicionais identifica o volume, CTA é a sigla do nome da coleção e por fim o primeiro e último nomes do primeiro autor do resumo.

CALENDÁRIO DA CHAMADA Etapa Prazos Divulgação da chamada - A partir de 16/04/2018 Envio de resumos - Até 30/07/2018 Divulgação dos resumos aprovados - Até 15/09/2018 Entrega dos textos completos - 30/12/2018 Processo de revisão dos capítulos pela equipe de editoração - Até 30/04/2019 Publicação da obra - Até 30/08/2019

#Agroecologia #Antropologia #Embrapa #Livro

0 visualização

Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia 2018