top of page
Buscar
  • Foto do escritorSBEE

Ethnoscientia - DIMENSÕES ESPIRITUAIS E SAGRADAS DA NATUREZA - Chamada para submissão de artigos par


REVISTA ETHNOSCIENTIA

Chamada para submissão de artigos para número temático:

DIMENSÕES ESPIRITUAIS E SAGRADAS DA NATUREZA

Nas últimas décadas, o reconhecimento dos múltiplos valores da natureza e suas contribuições para o bem-estar e a qualidade de vida humana vem se ampliando nos fóruns mundiais sobre políticas públicas, incluindo aqueles considerados como culturais. Entretanto, ainda há uma tendência a se evidenciar a importância da natureza em termos de manutenção da riqueza biológica e seus benefícios utilitários ou econômicos, desconsiderando saberes e práticas vinculadas às dimensões espirituais das relações entre seres humanos e ambiente e suas representações tanto no plano material quanto imaterial.

Trata-se de um tema ainda emergente nas discussões acadêmicas e na gestão pública em grande parte dos países, especialmente na América Latina, onde a exuberância natural abriga também uma expressiva pluralidade social e variedade de manifestações relacionadas à religiosidade e espiritualidade.

Com o intuito de aprofundar essa discussão, a Revista Ethnoscientia, lança a chamada de submissão de trabalhos científicos que versem sobre dimensões espirituais e sagradas da natureza no contexto latino-americano – incluindo a conexão ser humano-sobrenatural, bioxamanismo, plantas de poder, defesa de territórios ancestrais e manejo de sítios naturais sagrados, entre outras – relacionando as implicações dessas problemáticas para a proteção da diversidade biocultural.

Busca-se explorar referenciais teóricos variados e abordagens criativas que integrem aspectos jurídicos, éticos, econômicos, ambientais e culturais, estimulando reflexões na pesquisa etnobiológica e etnoecológica que reconheçam as interfaces dos valores espirituais nas questões relacionadas à conservação, modos de vida e bem-viver das comunidades e contribuam para inspirar novas formas de entender a relação entre sociedade e natureza.

A Revista Ethnoscientia é uma publicação on line da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), de acesso aberto e gratuito, com textos submetidos a revisão por pares. Além de artigos, a revista agrega também contribuições relevantes em formatos como biografias, entrevistas, cartas, manifestos, normativas, resenhas, relatos de caso, criações artísticas, discursos e comunicações breves.

Este número temático terá como editoras convidadas a Dra. Érika Fernandes-Pinto (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – erika.icmbio@gmail.com) e a Dra. Paula Chamy Pereira da Costa (Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambiente e Sociedade da UNICAMP – paula.chamy@gmail.com).

O cadastro dos autores e as submissões devem ser feitas diretamente no site da Revista, seguindo as normas de publicação disponíveis em www.ethnoscientia.com, até 12 de abril de 2019.

Prof. Dr. Eraldo Medeiros Costa Neto

Editor-Chefe


256 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page