top of page
Buscar
  • Foto do escritorSBEE

CONVITE PARA PUBLICAÇÃO “QUANDO PENSA QUE NÃO... “ VOL. 4


CONVITE PARA PUBLICAÇÃO

“QUANDO PENSA QUE NÃO... “ VOL. 4

E, “quando pensa que não”, querid@s colegas atuantes nos campos da Etnobiologia e Etnoecologia e áreas afins, chegamos ao quarto volume do livro de Contos, Causos e Crônicas em Etnobiologia e Etnoecologia. Sim, seguimos na luta dando continuidade ao livro “Quando pensa que não...” Contos, Causos e Crônicas em Etnoecologia (2012, 2016 e 2018). Trata-se de uma proposta diferenciada da literatura disponível, pois se preocupa em reunir e publicar experiências de campo, pessoais ou coletivas, hilárias ou tristes, escritas em um formato mais livre, evidentemente, em contos, causos ou crônicas. Estas vivências em campo que tanto enriquecem nossos olhares e nossas condutas terão a possibilidade de serem socializadas/divulgadas através da escrita, materializando-se na publicação de mais um livro.

Cabe ressaltar que este tipo de diálogo tem recebido atenção nos nossos simpósios (agora “Congressos”). Em 2010, no V Simpósio Regional de Etnobiologia e Etnoecologia realizado em Viçosa/MG, a comissão organizadora dedicou um momento específico para os participantes relatarem suas experiências utilizando-se o formato de contos e causos. Esta possibilidade encontrou ressonância em 2011, durante o VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia e II Congresso Latino Americano de Etnobiologia em Recife/PE, quando novamente tivemos um espaço para os presentes compartilharem suas vivências. Todo este processo de amadurecimento e valorização da diversidade de estilos literários e troca de saberes entre os atores envolvidos nas pesquisas etnocientíficas culminou no lançamento dos livros “Quando pensa que não...” Contos, Causos e Crônicas em Etnoecologia, em 2012, durante o IX SBEE, realizado em Florianópolis/SC; e em 2016, durante o XII SBEE, realizado em Feira de Santana; e em 2018, no XIII SBEE, em Belém-PA. Estamos nos mobilizando para que este momento se repita em outubro de 2020, durante o XIV SBEE, que será realizado em Cárceres-MT, tornando-se uma tradição, e reforçando o corpo de nossa Editora da SBEE.

Nesses tempos difíceis, em que o Brasil flerta perigosamente com a barbárie, com perdas de direitos adquiridos, desmantelamento de nossa educação, ciência e tecnologia e ameaças grotescas à nossa sociobiodiversidade, a resistência se faz premente. Mas a luta, necessária no cotidiano, exige de tod@s nós, um mínimo de serenidade, quando não, de sanidade. E é nesse sentido, que esse tipo de texto de nosso livro, permite que expressemos nossa poética, nossa ludicidade, nossa subjetividade, nossa sensibilidade, como contraponto à dureza desses tempos. “Hay que endurecer sin perder la ternura”, já dizia Guevara, mas também Chico Buarque, quando cantava “...E a gente vai tomando que, também, sem a cachaça, ninguém segura esse rojão”...

Convocamos, portanto, a tod@s os pesquisador@s em Etnobiologia e Etnoecologia e simpatizantes a enviarem seus contos, causos ou crônicas. Cabe ressaltar que todos os textos, além de garantirem o prazer do leitor pela leitura menos densa dos relatos, devem instigar uma reflexão sobre a nossa prática como (etno)cientistas, desde aspectos epistemológicos até a esfera metodológica. Neste sentido, acreditamos que o livro de Contos, Causos e Crônicas tem a possibilidade de enriquecer a formação dos profissionais da área ao discutir diferentes aspectos da pesquisa, utilizando-se uma linguagem que também destaca a subjetividade dos pesquisadores e a intersubjetividade das situações vividas.

Em anexo, enviamos dois textos, publicados no primeiro volume, como exemplos para a apreciação de todos.

CALENDÁRIO E PRAZO PARA ENVIO DOS TEXTOS:

- 31 de janeiro de 2020: data limite para os autores enviarem os contos, causos e crônicas aos organizadores;

- 29 de fevereiro de 2020: data limite para os organizadores enviarem do parecer dos contos, causos e crônicas aos atores, bem como as possíveis considerações dos organizadores do livro;

- 31 de março de 2020: data limite para os atores enviarem os contos, causos e crônicas aceitos com as alterações solicitadas pelos organizadores do livro;

- 31 de maio de 2020: envio dos contos, causos e crônicas selecionadas para edição e impressão do livro;

- 11 a 16 de outubro de 2020: Lançamento do livro no XIV Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, em Cárceres/MT.

Os textos deverão ser enviados para o email: franze.uefs@gmail.com mensagem intitulada “Livro contos, causos e crônicas”. Os materiais devem ser submetidos em documento do Word, Times New Roman, 12, espaçamento entre linhas de 1,5, margens 2,5, tendo como limite 4 páginas. O título deve vir em negrito e centralizado, e o nome do/a autor/a deve estar posicionado abaixo do título, em itálico. A filiação do/a autor/a deve ser mencionada em nota de rodapé. Os/as autores/as também deverão enviar uma breve biografia, mais séria ou descontraída (a critério do/a autor/a), com no máximo 10 linhas.

Em princípio, sugerimos a submissão de no máximo três textos por autor. Entretanto, dependendo da quantidade de materiais enviados, é possível que os autores sejam convidados a selecionar aqueles que serão incorporados na obra. Os gastos com a publicação dos livros serão divididos entre os autores dos textos selecionados, respeitando, evidentemente, quantidade de material aceito (número de textos e páginas).

Contamos com a sua contribuição!

Fortes abraços,

Eraldo M. Costa Neto

Francisco José Bezerra Souto

Gustavo Taboada Soldati

Lin Chau Ming

Reinaldo Duque Brasil

Rumi Kubo

165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page