• Foto do escritorSBEE

COMUNICADO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA SOBRE A COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS

Em virtude do avanço acelerado do novo coronavírus (Covid-19) em todas as regiões brasileiras, esta Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, em decisão colegiada de sua diretoria, resolve: 1- Recomendar que pesquisadores e pesquisadoras, docentes, estudantes de gradução e pós-graduação que desenvolvem projetos de pesquisa, ensino e extensão, e/ou mantenham algum grau de relação com povos e comunidades tradicionais, povos indígenas e camponeses e camponesas, que mantenham comunicação com lideranças comunitárias para prestar solidariedade e informações importantes sobre os métodos preventivos contra a contaminação do coronavírus, considerando as especificidades culturais, sociais e territoriais, para minimizar e mesmo impedir as chances de chegada da enfermidade às comunidades e territórios; 2- Recomendar que pesquisadores e pesquisadoras, docentes, estudantes de gradução e pós-graduação estejam atentos às recomendações das autoridades sanitárias, da FUNAI e outros órgãos vinculados aos povos e comunidades tradicionais e povos indígenas no sentido de auxiliar nas estratégias e tomadas de decisão para evitar o contágio junto a estes grupos sociais que, na grande maioria dos casos, vivem em condições de vulnerabilidade social e sem acesso aos recursos de saúde disponíveis nos grandes centros; 3- Recomendar o incentivo à criação de redes de solidariedade e monitoramento, ao trabalho em equipe multidisciplinar e intersetorial, o acompanhamento das decisões e recomendações das autoridades santiárias sempre em diálogo e aproximação com as associações, federações, sindicatos, movimentos sociais e lideranças comunitárias com vistas a evitarmos coletivamente os efeitos devastadores dessa doença ainda pouco conhecida pela comunidade científica mundial. Contatos: Região Norte: Flávio Barros (UFPA) – (91) 99235-6736; Região Nordeste: Edna Chaves (IFPI) – (86) 99978-5810; Região Sul: Gabriela Souza (UFRGS)- (51) 99659-6789; Região Centro-Oeste: Nilo Sander (Unemat) (65) 99692-2287 Flávio Bezerra Barros Presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e