top of page
Buscar
  • Foto do escritorSBEE

DOSSIÊ SOBRE AGROECOLOGIA, SAÚDE COLETIVA E AMBIENTE EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19

NOVA DATA: CHAMADA DE ARTIGOS E OUTRAS PRODUÇÕES TEXTUAIS PARA PUBLICAÇÃO DE DOSSIÊ SOBRE AGROECOLOGIA, SAÚDE COLETIVA E AMBIENTE EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19


A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), com o objetivo de divulgação e disseminação de conhecimentos científicos e acadêmicos, torna público o presente edital para chamada de manuscritos sobre “Agroecologia, Saúde Coletiva e Ambiente em tempo de Pandemia da Covid-19” a ser publicado na Revista Brasileira de Agroecologia (RBA).

Esta chamada possui a parceria internacional da Sociedade Latino Americana de Agroecologia (SOCLA), Sociedade Latino Americana de Etnobiologia (SOLAE) e da Sociedade Argentina de Agroecologia (SAAE).

DO OBJETO

A presente chamada tem como objetivo mobilizar contribuições em forma de artigos de pesquisa, ensaios teóricos, revisões, notas críticas e resenhas de livro em torno do dossiê intitulado “Agroecologia, Saúde Coletiva e Ambiente em tempo de pandemia da Covid-19”. A ideia central é trazer luz, a partir de diferentes abordagens e experiências interdisciplinares, acerca dos impactos da pandemia sobre os mais diversificados grupos sociais brasileiros e latino-americanos, sobretudo povos e comunidades tradicionais (Decreto 6040/2007), povos indígenas, camponesas e camponeses, pescadoras e pescadores artesanais, quilombolas, agricultoras e agricultores familiares, entre outros, e seus territórios. São encorajados escritos que busquem abordar propostas concretas e praticas de como a pandemia vem dinamizando as múltiplas estratégias de sobrevivência e proteção à saúde individual e coletiva desses grupos sociais. Discussões em torno dos impactos da pandemia sobre os assentamentos rurais, unidades de conservação da natureza, territórios quilombolas, terras indígenas, grupos de mulheres e demais territórios de uso comum e seus sistemas integrados de produção, bem como os diferentes mecanismos de mitigação empreendidos pelos Estados brasileiro e latino-americanos e outras Instituições, serão de grande interesse.

Manuscritos sobre os diferentes ensinamentos deixados nesta situação de pandemia e de que maneira a Agreocologia e a Saúde Coletiva podem colaborar para um mundo pós coronavírus. De forma que, tais reflexões, evidenciem as vulnerabilidades deste sistema alimentar industrial "moderno" e hegemônico que destrói e/ou suprime habitats expondo fauna e flora a uma situação limite. Do mesmo modo, espera-se também deste Dossiê uma contribuição crítica e contundente à ciência clássica, uma vez que esta apresenta uma limitação real de prever e, sobretudo, conduzir as incertezas deste modelo e assim refazer um plano de enfrentamento às crises. Nesta linha, evidenciar a importância da construção do conhecimento pautado em uma ciência cidadã que considere o papel dos sujeitos e das sujeitas nos seus territórios, bem como que reconheça a natureza também como sujeita de direitos.

Experiências oriundas dos mais diferentes campos do conhecimento (Ciências Ambientais, Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde, e demais campos) que vislumbrem o diálogo entre a Saúde Coletiva, Ambiente e Agroecologia em conexão com a pandemia serão estimuladas e muito bem-vindas.

DA ELABORAÇÃO DOS ARTIGOS E DEMAIS PRODUÇÕES TEXTUAIS

Os textos deverão ser confeccionados de acordo com o Escopo da Revista Brasileira de Agroecologia em consonância com as Diretrizes para os Autores/as disposto em http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/about/submissions.

Os textos não poderão ultrapassar 20 páginas em espaço 1,5, formato Arial ou Time new roman.

Lembramos que estudos/pesquisas que envolvam pessoas, acesso à biodiversidade e conhecimento associado deve estar em sua respectiva conformidade legal (comitê de ética, plataforma Brasil, Sisgen, etc.)

DO PROCESSO EDITORIAL PARA PUBLICAÇÃO

O processo editorial será realizado em cinco etapas, quais sejam:

I – Submissão dos artigos na Revista Brasileira de Agroecologia (http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia) e pré-avaliação de balcão para conferir aderência ao presente edital;

II – Avaliação da contribuição por pareceristas, em sistema Duplo Cego com interveniência de editores de seção designados para este edital;

III - Devolução aos autores dos pareceres em duplo cego;

IV – Adequação do manuscrito pelos autores a partir das sugestões dos pareceristas, acrescidas ou não do parecer do editor de seção;

V – Envio da versão final do artigo, com revisão de português e/ou espanhol e/ou inglês, conforme o caso.

DA SUBMISSÃO DOS ARTIGOS E DEMAIS PRODUÇÕES TEXTUAIS

A submissão será realizada exclusivamente pelo Site da Revista Brasileira de Agroecologia (http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/about/submissions).

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc), Rich Text Format (.RTF) ou OpenOffice.org 1.0 Text Document (.sxw ou .odt);

  3. Todos os endereços "URL" no texto estão ativos;

  4. As submissões estão de acordo com todas as regras estabelecidas nas Diretrizes aos autores na RBA.

DA AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Os manuscritos submetidos para publicação, desde que tratem da temática relacionada a esta Chamada, e estejam de acordo com as normas para publicação da RBA, serão submetidos a dois consultores ad hoc para avaliação as cegas. Tendo pareceres favoráveis, os manuscritos poderão ser (a) aceitos sem adequações ou (b) serem solicitados ajustes/melhorias aos autores, conforme entendimento dos revisores, modificações em maior ou menor grau para melhor adequação à política editorial da revista e adequação ao Objeto da Chamada para o Dossiê. Pequenas alterações ortográficas no texto poderão ser feitas a critério da comissão Editorial da revista, sem consulta aos autores.

DO CRONOGRAMA

Lançamento desta chamada: 30/04/2020

Recebimento de manuscritos: Até 05/08/2020

Avaliação dos Artigos: Até 05/09/2020

Lançamento previsto do DOSSIÊ: a partir de 05/10/2020

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A submissão não prevê a cobrança de taxas de nenhuma espécie.

A participação neste processo seletivo implica a completa ciência e aceitação tácita dos termos e condições estabelecidos nesta Chamada, sobre os quais o candidato não pode interpor recurso ou alegar desconhecimento;

Os autores dos artigos selecionados cedem, desde já, a utilização do artigo, nome d@s autor@s e das imagens relativas à produção e divulgação para fins de promoção institucional da Chamada em questão.

As dúvidas poderão ser solucionadas pelo e-mail: dossieagroecologiasaude@gmail.com

Os autores são responsáveis pela veracidade, ideias, discussões e imagens apresentadas no manuscrito de sua autoria, sobre pena de Lei;

Os autores dos manuscritos selecionados submeter-se-ão às normas e condições de publicação da Revista adotadas de acordo com esta Chamada.

Os casos omissos serão decididos pelo Comitê Editorial deste Dossiê e Equipe Editorial da RBA.

Fica estabelecido como Comitê Editorial deste Dossiê:

  • Fernando Ferreira Carneiro (Fiocruz, ABRASCO)

  • Flaviane Carvalho Canavesi (UnB, ABA-Agroecologia)

  • Flávio Bezerra Barros (UFPA, SBEE)

  • Guilherme Franco Netto (Fiocruz, ABRASCO)

  • Romier da Paixão Sousa (IFPA, ABA-Agroecologia)

  • Rumi Regina Kubo (UFRGS, SBEE)

Rio de Janeiro, 04 de maio de 2020

Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia)

Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)

Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE)

 Sociedade Argentina de Agroecologia (SAAE)

Sociedade Latino Americana de Agroecologia (SOCLA)

Sociedade Latino Americana de Etnobiologia (SOLAE)

Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ)


84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page