top of page
Buscar
  • Foto do escritorSBEE

NOTA DE PESAR

É com imensa tristeza que a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia recebeu a notícia do falecimento da Profa. Dra. Alpina Begossi. Referencia mundial nos estudos em Ecologia Humana, dedicou sua vida à pesquisa junto a comunidades tradicionais, com foco na pesca artesanal.


Alpina Begossi era bióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), com aperfeiçoamento em Antropologia na Universidade California Berkeley (1984), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Ecologia pela Universidade da Califórnia Davis (1989). Fez seu estágio pós-doutoral com R. E. Schultes e com P. May. Também foi Diretora Executiva do Fisheries and Food Institute de 2006 a 2014 e Presidente da Society for Human Ecology de 2006 a 2007. Dentre inúmeros reconhecimentos e premiações, seu livro Current Trends in Human Ecology (Lopes e Begossi, Eds, Cambridge Scholars Publishing) foi premiado em 2011 com o Book Award "Gerald Young" (SHE, Society for Human Ecology).


A Prof. Alpina Begossi deixa um rico legado às etnociências no Brasil e no mundo. Nos solidarizamos com todas/os amigas/as e familiares, na certeza de que a memória da Profa. Alpina permanecerá viva nas/os pesquisadoras/es e comunidades com que trabalhou ao longo de sua vida.




83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page