top of page
Buscar
  • Foto do escritorSBEE

Novo Prazo: “QUANDO PENSA QUE NÃO... “ VOL. 3


Novo prazo para envio das colaborações 13 de abril!!!!!

Olá, querid@s colegas atuantes nos campos da Etnobiologia e Etnoecologia. Temos o prazer de informar que estamos organizando o terceiro volume do livro de Contos, Causos e Crônicas em Etnobiologia e Etnoecologia. A proposta deste material visa dar continuidade ao livro “Quando pensa que não...” Contos, Causos e Crônicas em Etnoecologia, volumes 1 e 2 (2012 e 2016). Trata-se de uma proposta diferenciada da literatura disponível, pois se preocupa em reunir e publicar experiências de campo, pessoais ou coletivas, hilárias ou tristes, escritas em um formato mais livre, evidentemente, em contos, causos ou crônicas. Estas vivências em campo que tanto enriquecem nossos olhares e nossas condutas terão a possibilidade de serem socializadas através da escrita e, espera-se, de forma mais abrangente, que sua divulgação seja facilitada pela sua publicação de mais um livro.

Cabe ressaltar que este tipo diálogo tem recebido atenção nos nossos simpósios. Em 2010, no V Simpósio Regional de Etnobiologia e Etnoecologia realizado em Viçosa/MG, a comissão organizadora dedicou um momento específico para os participantes relatarem suas experiências utilizando-se o formato de contos e causos. Esta possibilidade encontrou ressonância em 2011, durante o VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia e II Congresso Latino Americano de Etnobiologia em Recife/PE, quando novamente tivemos um espaço para os presentes compartilharem suas vivências.

Todo este processo de amadurecimento e valorização da diversidade de estilos literários e troca de saberes entre os atores envolvidos nas pesquisas etnocientíficas culminou no lançamento dos livros “Quando pensa que não...” Contos, Causos e Crônicas em Etnoecologia, volume 1, , em 2012, durante o IX SBEE, realizado em Florianópolis/SC; e em 2016, o volume 2, durante o XI SBEE, realizado em Feira de Santana.

Estamos nos mobilizando para que este momento se repita em agosto próximo, durante o XII SBEE, que será realizado em agosto próximo, em Belém-PA, tornando-se uma tradição, e marcando o início das publicações da nova Editora da SBEE.

Convocamos a todos os pesquisadores em Etnobiologia e Etnoecologia e simpatizantes a enviarem seus contos, causos ou crônicas. Cabe ressaltar que todos os textos, além de garantirem o prazer do leitor pela leitura menos densa dos relatos, devem instigar uma reflexão sobre a nossa prática como (etno)cientistas, desde aspectos epistemológicos até a esfera metodológica.

Neste sentido, acreditamos que o livro de Contos, Causos e Crônicas tem a possibilidade de enriquecer a formação dos profissionais da área ao discutir diferentes aspectos da pesquisa, utilizando-se uma linguagem que também destaca a subjetividade dos pesquisadores e a intersubjetividade das situações vividas.

Em anexo, enviamos dois textos, publicados no primeiro volume, como exemplos para a apreciação de todos.

CALENDÁRIO E PRAZO PARA ENVIO DOS TEXTOS:

- 02 de abril de 2018: data limite para o envio dos contos, causos e crônicas;

- 07 de maio de 2018: data limite para o envio aos autores do parecer dos contos, causos e crônicas, bem como as possíveis considerações dos organizadores do livro;

- 07 de junho de 2018: data limite para o envio dos contos, causos e crônicas aceitos com as alterações solicitadas pelos organizadores do livro;

- 07 de julho de 2018: envio dos textos selecionados para edição e impressão do livro;

- 07 de agosto de 2018: Lançamento do livro no XII SBEE, em Belém-PA.

Os textos deverão ser enviados à profa. Rumi Kubo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para o email: (rumikubo2002@gmail.com), em uma mensagem intitulada “Livro contos, causos e crônicas”. Os materiais devem ser submetidos em documento do Word, Times New Roman, 12, espaçamento entre linhas de 1,5, margens 2,5, tendo como limite 4 páginas, não podendo conter fotos ou figuras. O título deve vir em negrito e centralizado, e o nome do/a autor/a deve estar posicionado abaixo do título, em itálico. A filiação do/a autor/a deve ser mencionada em nota de rodapé, incluindo email. Os/as autores/as também deverão enviar, junto com o texto, uma breve biografia, mais séria ou descontraída (a critério do/a autor/a), com no máximo 10 linhas.

Em princípio, sugerimos a submissão de no máximo três textos por autor. Entretanto, dependendo da quantidade de materiais enviados, é possível que os autores sejam convidados a selecionar aqueles que serão incorporados na obra. Os gastos com a publicação dos livros serão divididos entre os autores dos textos selecionados, respeitando, evidentemente, quantidade de material aceito (número de textos e páginas). Valores e formas de pagamento serão divulgados oportunamente.

Contamos com a sua contribuição!

Divulguem entre amigos, colegas e demais interessados.

Fortes abraços,

Francisco José Bezerra Souto

Gustavo Taboada Soldati

Lin Chau Ming

Rumi Kubo

Reinaldo Duque Brasil

(Organizadores)

651 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page